Coordenador(a): Tatiane da Silva Evangelista

Recursos Desenvolvidos

   Metodologia baseada na construção e utilização de HQ para a aprendizagem de conceitos matemáticos. É aplicável em qualquer área do conhecimento.

Utilização do Recurso

 As HQs foram utilizadas para a verificação da teoria explicada em sala de aula. Em outras palavras, foi uma atividade prática, cujos enredos das tirinhas abordavam resoluções de problemas matemáticos. Utilizou-se, como temática, o conceito de Cálculo de diferentes variáveis. As tirinhas foram elaboradas por grupos de alunos, no intuito de trabalhar colaborativamente. As HQs em sala de aula deram ênfase a situações problemáticas, favorecendo a apreensão de novos conceitos, acentuando a lógica dos conteúdos, identificando também suas relações com outras disciplinas e com outras noções matemáticas, relacionadas, de alguma forma, aos assuntos estudados.  A interpretação e a compreensão de ideias matemáticas podem ser facilitadas quando, ao invés de as apresentarmos como verdade perfeita e acabada, destacarmos as ideias que possam levar os discentes a construírem relações necessárias à apreensão dos conceitos em estudo.

Passo a passo para a construção das HQ:

Passo 1: Lápis, borracha, lápis de cor, computador e softwares (existem alguns de domínio livre para a confecção de HQs – por exemplo, Hagáquê).

Passo 2: Escolha o tema (conteúdo a ser estudado) que será abordado no roteiro.

Passo 3: Antes da produção, é importante deixar bem claras as metas do roteiro, definindo cenas e diálogos. Vale começar com um argumento simples, a partir do qual, fica mais fácil avaliar a história como um todo.

Passo 4: Divida o roteiro em sequência de quadros e ações. É importante esboçar a distribuição dos quadros no espaço da página antes de fazer o desenho definitivo para ajudar na visualização da história. Podem-se adotar HQs curtas, ou seja, tirinhas, histórias com apenas uma página, ou até mesmo um quadrinho.

Passo 5: Cor e arte final – depois que o desenho ficar pronto é só colorir!

Observação: Se você não sabe desenhar ou inventar personagens, não se preocupe: qualquer coisa pode virar personagem de uma HQ, basta você colocar um par de olhos, dar vida!

   O público leitor das HQs desse projeto foram estudantes dos cursos de Engenharias da UnB/FGA da disciplina de Cálculo no período de 2/2017 a 1/2018. Todas as tirinhas foram criadas pela docente/autora. Escolhemos temas para a elaboração do roteiro das HQs que os alunos apresentavam maior dificuldade em termos de compreensão. Além de resolver os problemas contidos nos enredos das HQs, os estudantes eram abordados com outras questões matemáticas. Essas atividades eram feitas em grupos de alunos, com a finalidade de tornar a aprendizagem além de ativa, também, colaborativa. A seguir, alguns exemplos de tirinhas elaboradas no projeto.

Exemplo: A ideia da HQ abaixo foi despertar o uso do Teorema da Mudança em variável para o cálculo de integral dupla em coordenadas polares. 

HQ